O Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Filosofia da Educação, Cultura Escolar e Cidadania tem por objetivo fomentar o contato dos alunos da Turma 4 do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da UFPel - Polo de Apoio Presencial Panambi com pensadores históricos da Educação, bem como, com sua obra. Da mesma forma, pretende desenvolver a prática da pesquisa e produção textual acadêmica acerca destes temas.
terça-feira, 24 de julho de 2012
Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Filosofia da Educação, Cultura Escolar e Cidadania.
Apresentação:
O Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Filosofia da Educação, Cultura Escolar e Cidadania tem por objetivo fomentar o contato d@s alun@s com pensadores históricos da Educação, bem como, com sua obra. Da mesma forma, pretende desenvolver a prática da pesquisa e produção textual acadêmica acerca destes temas.
Metodologia:
Leitura e discussão de textos e produção de artigos de acordo com a bibliografia abaixo relacionada.
Criar um fórum para apresentação das ideias discutidas e dos textos produzidos nos encontros.
Produção acadêmica para participação de eventos na área da Educação.
Encontros:
Os encontros são realizados mensalmente no Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil - Panambi, com os acadêmicos e acadêmicas da TURMA 4 e Profª. Dnda. Adriane Möbbs e Profª. Ms. Eliane de Mello do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da UFPel.
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Pessoal!
ResponderExcluirTenho certeza que este Blog será um local de encontro muito especial. Aqui trocaremos ideias, apresentaremos trabalhos... enfim... aprenderemos ainda mais uns com os outros...
Abraços a tod@s!
Profe Eliane.
Plano de aula
ResponderExcluirInstrutor: Lorival Geraldo da Rosa.
Instrumentos: Bateria e Percussão
1- Objetivos: O primeiro objetivo é ensinar a tocar um instrumento. O segundo são os valores automaticamente trabalhados no processo, tais como: Coordenação motora, desenvolvimento rítmico, raciocínio matemático, domínio próprio, memorização, concentração, distinção de timbres e senso crítico. Além disso, soma-se o fato de ocupar o tempo de forma saudável e desestressante, tornando-se mais fácil chegar ao objetivo. Não podemos esquecer que a música é uma ferramenta indispensável no processo da inclusão, ela cativa, ela ocupa, despreocupa, traz alegria, realização, superação, etc. A música também é importante por ser uma matéria cativante por natureza, servindo assim de apoio as demais matérias que notoriamente fazem parte do nosso dia a dia. Isso se da pelo fato de auxiliar na memorização e concentração, indispensáveis para qualquer atividade.
2- Conteúdos: Exercícios de independência dos membros (mãos e pés), exercícios rítmicos, acompanhamentos musicais, exploração dos timbres, criatividade pessoal, improvisação.
3- Procedimentos
Nível 1:
a) Conhecimento do instrumento
b) Instrumento na partitura.
c) Exercícios usando todo o instrumento.
d) Inicialização rítmica.
e) Ritmo aplicado na música.
f) Ritmos com passadas aplicados na música. . g)Técnica (exercícios de coordenação motora que servem para um domínio mais abrangente do instrumento).
Nível 2:
a) Exercícios de alongamento para mãos e pernas.
b) Ritmos em colcheia com contra-tempo.
c) Exercícios com baquetas para mãos, aplicados como passagem na bateria.
d) Ritmos em semicolcheia com mãos alternadas e contra-tempo.
e) Ritmos em semínima com contra-tempo.
f) Passadas curtas.
g) Abertura de chimbal.
h) Acentos no prato de condução.
i) Chimbal com pé.
Apostila de samba:
a) Base rítmica para o samba.
b) Desenvolvimento da mão esquerda.
c) Batucada.
d) Samba-reagge.
Apostila de ritmos regionais:
a)Região sul; chamamé, valsa, marchinha, xote e vanerão.
b)Região nordeste; baião, forro e maracatu.
c)Região centro-oeste; samba e bolero.
Aulas de inclusão:
Para as aulas de inclusão tenho o seguinte planejamento:
a) Exploração do instrumento (bateria) de forma livre para que o aluno especial mostre, mesmo sem saber, tudo que é capaz de fazer no instrumento.
b) Após esta observação do aluno passo a ensinar um ritmo básico 4/4, sempre respeitando seus limites e potencialidades.
c) Com o ritmo firmado serão trabalhadas várias músicas que seguem o compasso 4/4 em seus mais variados andamentos.
d) Seguindo o mesmo procedimento do andamento 4/4 serão trabalhados os andamentos 2/4 e 3/4.
e) Serão inseridos o demais instrumentos de percussão, pandeiro, afuxê, ganzá, bloco sonoro, bongô...
f) Apresentar no recital de final de ano, servindo para avaliação e incentivo aos alunos.
Obs.: Ao término de cada nível ou apostila o aluno fará uma prova prática. No final do nível 1 será uma prova escrita e outra prática.